terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MALÁSIA
Continente Ásia
Capital Kuala Lumpur
Língua oficial Malaio, Inglê
População 23.965 milhões
Moeda oficial Ringgit
VEJA MAIS NO PAISESNOMUNDO

PONTOS TURISTICOS
PerhentianAs ilhas Perhentian, situadas na costa oeste da Malásia, são famosas pelas suas belíssimas praias de areia branca e pelos óptimos locais de mergulho que existem em redor das ilhas. Na menor das ilha, a Perhentian Kecil, respira-se um ambiente jovem e descontraído, propício a viajantes independentes. Na Perhentian Besar, existe tranquilidade e luxo, sendo refúgio de famílias de meia idade em busca de descanso. Qualquer que seja a escolha, vale bem a pena a viagem.
VEJA MAIS NO COLEGIOSAOFRANCISCO


ARQUITETURA
Desde a construção das torres Petronas que a Malásia, e mais propriamente a sua capital, Kuala Lumpur, é referência na arquitectura mundial. Assim sendo, não surpreende ali vermos nascer mais alguns edifícios notórios. Só que, desta vez, o seu interesse não reside na altura - bem pelo contrário! - mas sim no facto de serem bons exemplos de arquitectura bioclimática e sustentável. Oito edifícios invulgares irão prolongar a frente urbana de Putrajaya, zona situada 30 Km a Sul da capital e conhecida como Precinct 4.
VEJA MAIS NO UNCOVERINGO

ECONOMIA
Economia da MalásiaÉ o maior produtor mundial de borracha, óleo-de-palma e estanho. Toda esta produção resultou da união da Malásia Ocidental (agora peninsular) com a Malásia Oriental (Saba e Sarawak, na ilha de Bornéu). O sucesso econômico desde a sua independência deve-se ao desenvolvimento dos seus recursos naturais. Grande parte do interior era inacessível e ocupado por agricultores que praticavam uma agricultura itinerante através de queimadas. Saba e Sarawak exportam madeira. As terras para cultivo representam 14,9% do total do solo. No setor indústrial, merecem referência as produções de cimento, aparelhos eletrónicos e pneus. Os principais parceiros comerciais da Malásia são: Japão, EUA, Singapura e Alemanha.
VEJA MAIS NO WIKIPEDIA

CULTURA E COSTUMES
Idiomas falados:O idioma oficial da Malásia é o Bahasa Malasiano. Mas também fala-se o Inglês, o chinês, o tâmil, o ibã e o hindi.
A música tradicional malaia é fortemente influenciada por formas chinesas e islâmicas. A música baseia-se grandemente no gendang (tambor), mas inclui instrumentos de percussão (alguns feitos de conchas), o rebab (um instrumento de cordas com arco), o serunai (um instrumento de dupla palheta, semelhante a um oboé), flautas e trombetas. O país tem uma forte tradição de dança e de tambores de dança, algumas de origem tailandesa, indiana e portuguesa. Outras formas artísticas incluem o wayang kulit (fantoches de sombras), o silat (uma arte marcial estilizada) e artesanato como o batik, a tecelagem, e trabalhos em prata e latão
Comidas típicasA comida malaia é rica pelas especiarias e pelo gosto picante. Muito frango, arroz e molhos preparados com iguarias, como amendoim, pimenta e muito coco. O arroz, feito no vapor, é o prato principal de quase toda comida malaia e vem acompanhado de frango e pescada e molho de carne com coco. Folhas de coqueiro são utilizadas para cozinhar e também servem de especiarias. Salsa

HISTÓRIA DA MALÁSIA
A Malásia (em inglês e malaio: Malaysia; no alfabeto jawi: مليسيا) é um país do Sudeste Asiáticoque compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste.
VEJA MAIS NO WIKIPEDIA

Nenhum comentário: